Não comer carboidrato depois das 18h emagrece?

© Thaís Moura

© Thaís Moura

Como das outras vezes, esse post tambem foi assunto comentado em uma aula, durante um treino de forca.

Bem, existem varias formas de se dizer uma mesma coisa. 

Nao comer carboidratos depois das 18h lembra o ditado de "comecar o dia comendo feito um rei e terminar feito um mendigo". Os dois funcionam, veja porque.

Existem 3 pontos em comum entre eles: 

  1. quando voce deixa de ingerir por ex, um sanduiche de pao light, queijo branco e peito de peru a noite, nao esta evitando somente o carboidrato mas tambem a gordura que ha no embutido - as kcal de gordura dos embutidos sao maiores dos que as kcal de carboidrato do pao. ele nao e tao mal assim!
  2. se voce deixou para comer depois das 18 provavelmente passou de 3hs sem ingerir nada e, nesse caso seu corpo nao fez lipolise durante esse periodo e sim poupou energia como medida de seguranca, temendo faltar de novo. ao ingerir o sanduiche, por mais leve que seja, o organismo fara questao de absorver o max que puder para garantir que nao falte.
  3. e quando voce come tarde a lipolise feita durante o sono nao e o suficiente para queimar toda a energia ingerida, que dira a que ja estava acumulada. entao voce acorda com pouca ou nenhuma fome ja que esteve saciado ate pouco e desequilibra as refeicoes do dia inteiro. bingo! se pretendia emagrecer, nao vai acontecer. se sente-se cansado, sonolento, com dores de cabeca, tambem pode ser essa a razao.

Aos que tem como objetivo diminuir alguns quilos e preciso levar tao a risca comportamentos alimentares quanto os que nao tem essa tarefa. 

Pode ser que esse lanchinho da noite nao seja nada pecaminoso mas por conta desses 3 pontos acima nao permite uma balanca desfavoravel entre ingesta (menor) e queima (maior). e ai fica tudo na mesma. e voce se pergunta... puxa, mas porque nao emagreco? o que ha de errado?

Quando se perguntar isso pondere questoes como essa. Ah! e insista pois cada organismo tem um ritmo e tempo de resposta.